Sobre
A Caminhada da Ressurreição é um evento católico da cidade de São Paulo que, desde 1984, acontece no Sábado de Aleluia (dia que antecede o Domingo de Páscoa) pela Diocese de São Miguel Paulista. Inicialmente, às 23h, a Caminhada aguarda milhares de participantes que se concentram na Basílica e Santuário Eucarístico Nossa Senhora da Penha, localizado na Rua Santo Afonso, 199, Penha.
Após a benção do bispo diocesano Dom Algacir Munhak, o percurso é iniciado madrugada dentro por volta da meia noite, no total de 13 quilômetros pelas vias de alguns bairros da zona leste. Durante seis horas, o povo caminha orante e animado, através do embalo musical das bandas católicas, com um único intuito: celebrar a Ressurreição de Jesus Cristo.
Para culminar a manifestação pascal, os fiéis concretizam o percurso chegando em São Miguel Paulista às 6 horas da manhã, com a celebração da Santa Missa, na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, local da Primeira Igreja da Cidade de São Paulo: Capela de São Miguel ou Capela dos Índios, presidida por Dom Algacir Munhak.
Por ser um evento das famílias, desde jovens até os mais velhos, a Caminhada da Ressurreição foi incorporado ao Calendário Oficial de eventos da Cidade de São Paulo, pela importância religiosa e cultural. Pela lei municipal nº 14.565/22.10.2007. Contando com apoio das Subprefeituras São Miguel, Ermelino Matarazzo e Penha, CET, Sabesp, Polícia Militar e Civil, GCM, Defesa Civil, SPTrans, Hospital Santa Marcelina, Hospital Municipal do Tatuapé – Dr. Cármino Caricchio e Hospital Municipal Tide Setubal.
“A Caminhada da Ressurreição é a celebração da Ressurreição de Cristo, manifestada num ato de harmonia e confraternização humana ao longo de todo caminho” Dom Manuel Parrado Carral, Bispo Emérito
“A Caminhada da Ressurreição é uma grande manifestação pascal da cidade, com o objetivo de propor uma vida de fé aos jovens e mostrar que a vivência pelos valores cristãos pode contribuir para sua formação cidadã e humana, construindo, assim, uma vida sem vícios e alienações”, Padre Geraldo Antônio Rodrigues, responsável pela coordenação geral da Caminhada da Ressurreição.